O Brasil assinou este mês uma série de acordos para cooperação de turismo com Portugal. São combinações para que mais portugueses venham ao Brasil e vice-versa. O país europeu fez diversos investimentos e mudanças na área há dez anos que impulsionaram o turismo e podem ensinar ao Brasil.
Em 2022 o Brasil recebeu apenas 2,6 milhões de turistas estrangeiros, segundo a Embratur. É um número muito aquém dos quase 5 milhões que nos visitavam antes da pandemia.
Portugal recebe mais de 14 milhões de estrangeiros, porém este número é inflado pelo número de visitantes que transitam por toda a Europa. É o caso, por exemplo, do visitante que pega um voo para Portugal para chegar à Espanha. O grande mérito do país é transformar boa parte deste público em uma boa receita.
E como Portugal conseguiu dobrar o número de turistas nos últimos dez anos?
- O país atraiu companhias aéreas para instalarem novos voos no país. Com isso são atraídos visitantes que não tem Portugal como destino final;
- Portugal reforçou os laços e facilitou que brasileiros possam morar no país;
- O país valorizou destinos turísticos fora do principal que era Lisboa. Hoje são procurados outros destinos como Porto e Braga.
Outro ponto que o governo português trabalhou muito bem foi o turismo em várias épocas do ano. Existem atrações no país no verão e também no inverno. O Brasil, por exemplo, é um país pouco procurado no inverno.
Europeus e Norte-americanos se perguntam: o que tem no inverno brasileiro que possa ser muito diferente do nosso inverno? Pensou em uma resposta? Enquanto nossas praias são atrações de grande apelo, não há atrações de grande apelo no nosso inverno.