Todo hotel tem seu horário de entrada de novos hóspedes (check-in) e o de saída (check-out). No entanto, alguns hóspedes podem por algum motivo não seguir este horário. O late check out é um serviço oferecido pelos hotéis com base nessa demanda.
Normalmente o horário de check-out nos hotéis é meio-dia. Ao ultrapassar esse horário o hóspede pode ter que contar com a boa vontade do hotel pela cortesia do tempo ou até ser cobrado por isso, já que ao se hospedar o hóspede está aceitando as regras do local que estão explícitas em um contrato padrão.
Por isso é importante que o hóspede se informe se o local tem a opção de “late check-out” algo como “saída atrasada” na tradução. Esse tempo a mais pode ser oferecido pelo hotel como uma cortesia ou cobrada como um serviço normal.
Assim o hotel pode estender a estadia por mais 1 ou 2 horas. Ou até em mais tempo no caso do late check-out cobrado, em valor proporcional à diária.
Mesmo que você seja um hóspede habitual do hotel e saiba que o local oferece o “late check-out” é bom se informar se ele está disponível. Isso porque em períodos de alta temporada ele pode não ser oferecido. A questão é simples: o hotel tem mais hóspedes para receber e o quarto precisa ser limpo.
Para o hóspede a informação básica é: tudo que está fora do convencional na hospedagem deve ser perguntado antes que a situação venha a ocorrer. Evita gerar problemas para as duas partes. Claro que se for uma situação emergencial vale sempre o bom senso.