Hurb e 123milhas: o que fazer se você tem um pacote destas empresas

Há algum tempo as empresas Hotel Urbano (hoje Hurb) e 123 milhas duelavam pela venda de pacotes baratos de viagem. A premissa era de explicação simples, mas difícil de acreditar que a conta fechava.

Tudo aponta que estas empresas faziam uma espécie de pirâmide: vendia abaixo do preço de mercado e usava os novos clientes para cobrir os gastos de quem já havia comprado o pacote.

Elas empresas apostavam em pacotes de viagem com viagem em datas incertas. Na pandemia, apostaram em vender pacotes futuros com a expectativa de que conseguiriam arcar com o preço real das passagens. Era dinheiro a vista para oferecer o produto anos depois ao cliente.

O mercado mudou, as passagens não caíram de preço e o mercado não está aquecido como antes da pandemia. A matemática agora é: tem muita gente que já comprou o pacote que agora quer usufruir da viagem e tem pouca gente comprando novos pacotes. Não tem mais gente suficiente para pagar a conta, o que é um indício de “esquema de pirâmide”.

Mas o que fazer se você comprou um pacote de viagem destas empresas?

Se você tem uma viagem futura neste modelo e ainda não recebeu qualquer comunicado de cancelamento, você deve entrar em contato com a empresa e perguntar qual o status da sua compra. Nunca deixe de registrar de alguma forma esse contato, seja por uma gravação ou pedindo o número do protocolo. Lembrando que o cliente pode desistir da viagem e exigir a devolução do dinheiro.

No caso da Hurb a empresa ainda tem dado alternativas e restituído alguns de seus clientes. Não é possível saber a gravidade nas contas da empresa, mas é fato que a empresa não está honrando todos os seus compromissos.

No caso da 123 Milhas a situação é ainda mais grave. Ela ofereceu “vouchers” para os clientes trocarem por outros produtos da empresa. Não pode a empresa condicionar um cancelamento ao fornecimento de outro produto, mas a empresa tem uma recuperação judicial em curso na Justiça e isso é um enorme sinal de alerta para quem é cliente da empresa. É mais ou menos assim: “salve-se quem puder, a empresa tem R$ 2 bilhões em dívidas!”.

Quando eu sei que é o momento de procurar a Justiça?

No caso da 123 Milhas, o cliente deve procurar imediatamente um advogado para estudar o caso. A empresa está em recuperação judicial e isso significa que ela não tem caixa para honrar seus compromissos. Muitos “alguéns” vão ficar sem viagem e sem dinheiro, infelizmente.

Já no caso da Hurb, a empresa sinaliza que está tentando resolver algumas situações. Cabe aí ao comprador avaliar a resposta da empresa e decidir se vai ou não procurar um advogado. Como são casos que fogem a normalidade, é recomendável que um advogado acompanhe o processo desde o momento em que você recebeu a notícia que a empresa iniciou um calote, mesmo que você não esteja no primeiro grupo afetado por este calote.

Um advogado saberá orientar sobre o que fazer e até tentar bloquear valores da empresa na Justiça para um possível futuro ressarcimento.

Mantenha a calma e não se contamine em grupos

É muito difícil se tornar vítima de algum problema assim e não se abalar. Só quem passou por um problema assim sabe o peso que é. Principalmente em uma questão que envolve turismo, lazer, momentos de descanso.

É comum após a consumação de um golpe ou um problema como este das empresas de turismo o aparecimento de grupos online reunindo milhares de vítimas que vão compartilhar seus problemas. É bom que existam esses grupos, principalmente porque serão tiradas dúvidas e experiências bem sucedidas vão aparecer ali.

No entanto, muitas experiências negativas também vão surgir. Não se abata com isso, não faça desse problema um propósito único para sua vida. Se atente para “salvadores” que vão surgir e podem te envolver em um problema maior ainda. Nesse momento o importante é ser racional, desconfiar de tudo e manter a calma.

Vai procurar um advogado? Procure um de confiança.

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