A Bandeja Paisa é o típico “PF” colombiano. O termo “paisa” é usado como referência a quem mora na região cafeeira da Colômbia, mais precisamente na região de Antioquia, onde está a cidade de Medellín.
O termo paisa na Colômbia equivale a como chamamos por aqui quem vive em uma região específica, como os “caiçaras” que vivem em regiões litorâneas, por exemplo.
A Bandeja Paisa, no entanto, pode ser encontrada em várias regiões da Colômbia, inclusive em redes de restaurantes locais. Já no aeroporto de Bogotá é possível pedir uma. Embora o aspecto seja sempre o de comida farta, há variações do prato. Em minha viagem da capital até o litoral encontrei versões onde a banana comum era caramelizada, mas a Bandeja Paisa raiz é com “Patacones”, que é a banana da terra frita que acaba ficando com aspecto de batata no prato.
Outra variação é a da carne moída. Encontrei uma variação com um bife no lugar.
O que tem na Bandeja Paisa?
- Feijão;
- Cenoura, tomate e cebola;
- Torresmo (barriga de porco);
- Ovo;
- Arroz;
- Abacate;
- Linguiça;
- Arepa;
- Patacones;
- Morcilla;
- Banana;
- Coentro;
Para reproduzir a Bandeja Paisa em casa é importante a escolha dos ingredientes. O prato feito com os ingredientes tradicionais brasileiros acaba virando um PF brasileiro adaptado. Isso porque o prato original é feito com alimentos de características locais.
Preparando o feijão
O feijão na Colômbia, por exemplo, não passa perto do feijão carioca ou o feijão preto consumidos por aqui. Procure o feijão rajado ou o vermelho, com caldo mais grosso, são os que podem ser encontrados no Brasil para se aproximar mais do que é consumido por lá. Cozinhe o feijão, sal e pimenta a gosto.
Cozinhe também uma cenoura. A cenoura cozida você deve bater em um liquidificador com um tomate e uma cebola. Quando ficarem como uma pasta, adicione a mistura ao feijão e cozinhe por mais 5 minutos. Não deixe ficar tão grosso a ponto de parecer um tutu de feijão. Se necessário, acrescente mais água e, se desejar, adicione caldo de carne e coentro.
Carne de porco e arroz
É a preparação do torresmo do prato, chamado de “chicharrón”. Cozinhe até ficar crocante e dourada. Frite a linguiça. Aqui, nenhum segredo.
Na Colômbia existem versões da Bandeja também sem arroz. Não é o nosso caso, porque gostamos de arroz. Cozinhe o arroz branco da forma convencional, com alho, cebola. Há versões também onde os colombianos usam “arroz de coco”. Essa, porém, é uma receita que deixaremos para outro post.
Abacate na comida?!
Na bandeja tem abacate e tem banana. O primeiro é servido como acompanhamento, apenas a polpa da fruta mesmo ou ela fatiada, como na foto que ilustra abaixo. Pode parecer estranho para nós em pratos salgados, mas na América Latina é um acompanhamento típico. É questão de costume.
Arepa e Patacones (banana)
Dos ingredientes da Bandeja, vão soar estranhos aos brasileiros a Arepa, os Patacones e a Morcilla. Estes explicamos abaixo. A Morcilla é a linguiça feita com sangue de porco, muito comum também na Argentina e no Uruguai. No Brasil, não tão fácil de encontrar e chamada de “chouriço”.
Arepas
Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha de milho (usada para fazer polenta)
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de manteiga
- Queijo muçarela
- Azeite
- Sal
Misture a farinha, o leite e a manteiga até formar a massa. Adicione em seguida o queijo ralado ou picado.
Modele a massa em formato de disco que caiba na palma de sua mão, com altura de 3 centímetros mais ou menos.
Coloque um pouco de manteiga na frigideira e então coloque os discos para fritar até ficarem dourados. Uma opção é após frita, rechear a arepa com queijo e voltar ao fogo para derreter um pouco o recheio.
Patacones
Patacones é um petisco feito de banana. É simples e basicamente trata-se de banana frita. Neste e em muitos outros pratos colombianos ele faz as vezes que a batata faz em nossos pratos.
Ingredientes:
- 2 Banana da Terra verdes
- 2 dentes de alho
- Sal a gosto
Corte as bananas e coloque em frigideira imersas em óleo durante 10 minutos. Após esse tempo retire, coloque em papel toalha para retirar o excesso de óleo.
Amasse as bananas e leve de volta para fritura até ficarem douradinhas. Coloque o alho junto nesta etapa da fritura. Retire e tempere com sal a gosto.