Como é se hospedar no Santuário do Caraça, em Minas Gerais

Santuário do Caraça é uma reserva particular administrada pela Igreja Católica que funciona como um hotel na Serra do Espinhaço, na cidade de Catas Altas, em Minas Gerais.

Já me hospedei no Caraça por duas vezes e conheci o local por indicação de meu pai, que já havia visitado o local. Para quem deseja se desligar da vida agitada da cidade e para quem deseja atividades na natureza, é um ótimo local.

Vista do complexo do Santuário do Caraça, em Minas Gerais (foto: Renato Fonseca/ MundoMochila)

A chegada ao local é pela rodovia MG-129 e você pode incluir em seu roteiro se você estiver passando pela região de Ouro Preto, Mariana ou até Belo Horizonte. Da capital mineira ao Caraça são 2 horas de carro.

Para fazer uma reserva na Pousada do Caraça o ideal é ligar no local. Quando fui fazer a reserva, os sites convencionais como o “Booking” até falava do local, mas sempre dizia estar esgotado. Pelo site da própria pousada eles não respondem tão rápido, então o ideal é ligar. As informações de contato estão disponíveis no site da Pousada. Nota de transparência: Mundo Mochila não intermedeia e também não recebe para fazer suas recomendações.

Jardim que fica no Santuário do Caraça. Os quartos são simples (foto: Renato Fonseca/ MundoMochila)

Para ficar off

O Santuário do Caraça é um complexo hoteleiro montado em um antigo seminário católico do século 18. Os quartos são antigos e bem simples, porém limpos e bem conservados. Não há TV nos quartos, mas há sinal de wifi em toda a pousada. O objetivo, porém, é que o visitante se desligue e entre no clima do local.

E qual clima é esse? Durante o dia existem várias trilhas e cachoeiras para se visitar. Há trilhas de menos de uma hora e sem muito esforço para percorrer, o que permite esse contato da natureza para crianças e idosos. São trilhas limpas e bem sinalizadas.

Também existem trilhas mais longas e de maior complexidade para o lado das montanhas. Aí recomenda-se o uso de equipamentos. O complexo não aceita apenas hóspedes, por isso existem vários visitantes que vão ao local apenas para praticar esporte e ir embora ao final do dia. A área do Santuário do Caraça é muito grande e o acesso é controlado por uma guarita, que fecha o acesso na parte da noite.

Apesar de ser administrado pela Igreja Católica, o local não tem apelo necessariamente religioso. A atividade mais expressiva dentro deste tema é uma celebração diária feita às 18h na igreja que fica no centro do complexo. Os visitantes que estão próximos ao local são convidados a participar, mas sem qualquer obrigação. O jantar é servido logo depois.

O preço para hospedagem no local varia muito de acordo com o período do ano. Eu e minha esposa pagamos juntos R$ 520 por uma diária. Vale pontuar que esse valor dá direito à jantar e café da manhã.

Aliás a comida é um ponto muito alto do local. Há sempre muitas opções e a comida é muito saborosa. No café o fogão à lenha fica à disposição se o hóspede desejar esquentar um queijo ou fritar um ovo.

O Lobo do Caraça

A noite o Santuário do Caraça é um local muito silencioso. Quase todas as noites há a visita de um lobo ao local, que é a marca registrada do Caraça. A história começou com um padre, que décadas atrás começou a deixar restos de alimentos para os animais. Com o tempo foi observado que um lobo visitava o local todas as noites para comer carne.

O Lobo Guará já virou um símbolo do local. Ele aparece normalmente entre 19h e 00h (foto: Renato Fonseca/ MundoMochila)

Já há alguns anos o Lobo Guará virou um símbolo do Caraça. Já não é o mesmo lobo de décadas atrás, estima-se que a cada 3 ou 4 anos uma nova geração de lobos toma conta do local. Porém os animais foram passando para seus filhotes o costume de ir até à pousada à noite.

Então por volta das 19h o lobo costuma aparecer e os hóspedes podem presenciar sua visita, desde que fiquem em silêncio e façam pouco movimento. Há dias em que o lobo não aparece e se você tem hospedagem curta, não há muito o que fazer.

Crianças podem se impressionar com a visita dos animais, que inclui também cachorros do mato e também antas. O local, porém, é para quem busca contato com a natureza, silêncio, móveis antigos e poucas atividades infantis ou telas, o que certamente não torna o passeio atrativo para os mais novos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Sobre nós

www.mundomochila.com.br

MundoMochila é um site de turismo e entretenimento no ar desde 2017. Reformulamos site e conteúdo em 2022. Editor responsável: Renato Fonseca

0
Adoramos saber sua opinão. Comente!x