Como devo levar dinheiro ao viajar para a Argentina?

Essa dúvida é muito frequente e a resposta para ela já variou bastante ao longo dos anos, considerando cotações das moedas e o momento econômico. Por isso é importante que ao buscar respostas para isso você procure por conteúdo atualizado. Agora em dezembro de 2022, por exemplo, houve uma mudança no sistema de compra por cartão de crédito e falarei disso mais abaixo.

Atualmente o Real e o Dólar estão bem valorizados frente ao Peso Argentino. Não significa que com cem reais você vai comprar a Argentina toda, já que as coisas por lá também estão mais caras. Comer, por exemplo, gera um gasto semelhante ao que você tem no Brasil.

Outro ponto que você deve saber é que o argentinos têm duas cotações de dólar. A oficial e o “dólar blue”, que é uma cotação paralela (não oficial) onde o dinheiro americano vale mais do que a cotação oficial e isso interessa. A cotação do blue está presente no dia a dia do argentino (lojas, por exemplo) e não é ilegal. Ilegal é fazer câmbio com agentes não autorizados, aí se você cair em golpe ficará a ver navios.

Agora vamos à prática…

A mudança em relação ao cartão de crédito é que agora o Banco Central da Argentina definiu que a cotação do dólar para a conversão no momento das compras é uma cotação mais próxima do dólar blue. Isso torna o cartão um meio atrativo, mas não o único e também não é o mais vantajoso.

A melhor alternativa atual para ter uma cotação razoável de maneira segura é usar a empresa Western Union. Basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro.

Você deve selecionar que quer enviar dinheiro para a Argentina e então ele já vai converter para a cotação do dia e perguntar como você pretende receber o dinheiro lá. Você pode selecionar os pontos autorizados da Western Union.

Importante que você preencha no aplicativo o destinatário corretamente. No caso, será você, então coloque o número do documento que você estiver portando. O passaporte, por exemplo. Não adianta colocar o número da CNH e viajar para a Argentina sem ela. Aí você terá problemas.

Existem várias agências da Western Union em Buenos Aires, a maior fica na Avenida Córdoba e nem sempre o atendimento é rápido. Pode haver filas ou alguma burocracia para o saque. Mas funciona.

Há também o jeito com emoção de trocar dinheiro. Na Rua Florida, centro de Buenos Aires, há diversos pontos informais de câmbio. São as pessoas que ficam gritando “câmbio, câmbio”. A cotação ali é o dólar blue, vantajosa ao visitante. Porém o risco de pegar uma nota falsa ou ser passado para trás também está no pacote.

Conclusão

Em minha avaliação a melhor maneira para viajar atualmente para a Argentina é enviando o dinheiro via aplicativo Western Union. O cartão internacional de crédito fica como um meio alternativo para emergências, principalmente para o pagamento de presentes e coisas de maior valor.

Levar um pouquinho de dinheiro (real ou dólar) também é importante, já que ao desembarcar você pode precisar para se deslocar. Um exemplo de problema: a loja Western Union do aeroporto pode estar lotada (e dependendo do horário estará mesmo) e você preferir se deslocar ao centro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Sobre nós

www.mundomochila.com.br

MundoMochila é um site de turismo e entretenimento no ar desde 2017. Reformulamos site e conteúdo em 2022. Editor responsável: Renato Fonseca